1965
No dia 28 de outubro de 1965 nasce, na pequena Vila de Anta, no 2° distrito de Sapucaia, RJ, Roberto Alves de Souza, filho caçula do casal Sebastião Mendes de Souza e Aparecida Alves Pereira de Souza.
1970
Aos 4 anos de idade, Roberto Alves de Souza perde o pai, no dia 1º de maio, e passa a ser educado por sua mãe que se esforça, em todos os sentidos, para dar uma boa educação ao filho. As correções sábias de sua mãe e seus ensinamentos morais e éticos norteiam a infância de Roberto Alves de Souza.
1980
No dia 19 de outubro, Roberto Alves de Souza, com 14 anos de idade, aceita o convite de seu amigo de adolescência, “bira”, para ir à Igreja Metodista em Anta, assistir a um Culto Especial com a presença do missionário português Otelindo Gonçalves Macedo. Esse dia marca a vida de Roberto Alves de Souza, que experimenta a maravilhosa graça salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo e a purificação de seus pecados. O Pr. Adonias passa a ser o seu maior discipulador e logo observa dons e talentos na vida de seu mais novo membro metodista. Seu amor em fazer a obra de Deus, faz com que aceite o convite do pastor Adonias e prega pela primeira vez na Igreja Metodista de Anta, diante de uma congregação que reconhece a vocação pastoral do jovem rapaz. Essa igreja foi de suma importância para a consolidação de seu chamado pastoral, pois ofereceu várias oportunidades para que Roberto Alves de Souza pudesse desenvolver seus dons e talentos, com amor e dedicação, servindo a Deus e a Jesus Cristo.
1981
Com apenas 15 anos de idade, Roberto Alves de Souza é eleito guia leigo da Igreja Metodista de Anta e passa a auxiliar o pastor Adonias nos trabalhos da igreja, onde prega, dirige cultos, visita e participa de um grupo de louvor como guitarrista e baterista.
1982
Com 16 anos de idade, Roberto Alves de Souza sente o seu coração inclinado para o ministério pastoral e, após ouvir a mensagem edificante do Pr. Adonias, aceita o chamado de Jesus e começa a se preparar para o ingresso na carreira pastoral.
1984
Com 18 anos de idade cursa a última série do 2º Grau e, ao mesmo tempo, ingressa no curso pré-teológico, no qual conhece seu Marco Antônio, Luiz Cláudio, Célia Regina e Luzeaurea. É junto ao seu colega de turma Marco Antônio de Oliveira, que realiza uma caminhada de quatro anos na Faculdade de Teologia, em Rudge Ramos.
1985
Com 19 anos de idade ingressa na Faculdade de Teologia e trabalha como seminarista na Igreja Metodista em Vila Mazei, como professor titular da classe de juvenis.
1986 e 1987
No segundo ano de Faculdade é designado, como seminarista, para dirigir sozinho a Igreja Metodista em Jardim Belval. Lá é supervisionado pelo Rev. Rubens, ficando dois anos à frente do trabalho ao qual Deus traz crescimento e bênçãos sem medida.
1988
No último ano de seus estudos teológicos atende à solicitação do Bispo Paulo Lockmann e recebe a sua segunda nomeação como acadêmico e retorna para a 1ª Região Eclesiástica, sua região de origem. É nomeado para a Igreja Metodista em Vila Nova, no município de Barra Mansa, RJ. Essa nomeação marca para sempre a vida do seminarista Roberto Alves de Souza que obedecendo ao “ide” de Jesus é grandemente abençoado por Deus em seu ministério pastoral e na sua vida secular. É recebido com muito carinho pela igreja local, que expressa a sua alegria em receber um pastor tão jovem. No mesmo dia de sua posse, conhece Marta, com quem veio a se casar, após aceitar um convite para almoçar na casa do Evangelista Simão Sassagu Aono, pai da sua esposa. No final do ano, forma-se Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia, em Rudge Ramos – UMESP.
1989
Ano que registra acontecimentos importantes na vida do pastor Roberto. No dia 07 de janeiro no templo da Igreja Metodista de Vila Nova, casa-se com Marta, antes de completar um ano de namoro e noivado. A cerimônia, regada de surpresas e de momentos inesquecíveis para o casal, familiares, padrinhos e convidados, tem o seu momento mais emocionante quando o noivo canta para a sua noiva, Marta, lindos versos de amor e poesia, expressando a sua eterna gratidão a Deus.
1991
o dia 10 de maio de 1991 nasce, no hospital Santa Maria, em Barra Mansa, sua filha Ayume, presente de Deus para a vida do casal, que veio ao mundo para trazer grandes alegrias aos pais. “Somos eternamente gratos a Deus pelo nascimento de nossa única filha, pois ela é um milagre de Deus. Deus ouviu as nossas orações e nos abençoou e concedeu-nos uma filha linda e perfeita”. (Marta e Roberto) Nesse mesmo ano, após dois anos de período probatório, o pastor Roberto é consagrado Presbítero da Igreja Metodista da 1ª Região Eclesiástica, juntamente com outros colegas pastores: Marco Antônio, Ana Jarvis, Weber e Carlos Alberto. Nesse período deu aulas no curso de formação de obreiros, em Volta Redonda. Atualmente, alguns desses alunos são presbíteros e outros são evangelistas em suas igrejas locais.
1994
O pastor Roberto recebe a sua terceira nomeação pastoral e se despede da Igreja Metodista em Vila Nova, com o seu coração totalmente quebrantado. Foram seis anos de pastorado que fizeram com que a Igreja Metodista de Vila Nova fosse conhecida no Distrito Sul Fluminense e na Primeira Região Eclesiástica. Em Barra Mansa, ganha o título de “Cidadão Barramansense”. No Concílio Regional de 1994, o pastor Roberto é nomeado para a Igreja Metodista Central de Teresópolis e, também, recebe a nomeação de Superintendente Distrital. Foram quatro anos de pastorado nessa amada igreja que, mesmo nas horas mais difíceis e de aflições, soube reconhecer o ministério pastoral do seu amado pastor. Implantou e coordenou o Núcleo de Capacitação no Distrito de Teresópolis para a formação de evangelistas e pastores de nível médio. Também atuou como professor, ministrando aulas na área de Bíblia, pregação e liturgia. Atuou como capelão do Centro de Recuperação de Toxicômanos (CERTO), registrando sua primeira experiência nessa área. Como Superintendente Distrital do distrito de Teresópolis consolida a unidade entre os pastores e fortalece o trabalho missionário, realizando um culto distrital que se intitula: “NOITE COM CRISTO”. É eleito presidente do COPETE – Conselho de Pastores de Teresópolis.
1995
Sem nunca imaginar que um dia iria ser bispo, e da 4ª Região, recebe o convite do pastor Eli para fazer um trabalho missionário na Igreja Metodista em Ouro Branco. Foi a primeira oportunidade de conhecer uma Igreja Metodista em solo mineiro.
1998
O pastor Roberto Alves de Souza recebe a sua quarta nomeação, como pastor ajudante da Igreja Metodista no Catete, auxiliando, na época, o pastor Ayres Teixeira que era antense, como ele. Muda-se para a cidade do Rio de Janeiro. É convidado pelo Bispo Paulo Lockmann para ser professor no Seminário Metodista César Dacorso Filho, no Bennett. No final de um ano atuando como professor, é reconhecido pela avaliação acadêmica como segundo melhor professor do curso.
1999
Recebe o convite da Universidade Metodista do Bennett para fazer o curso de inglês intensivo na Universidade Metodista de Evansville (EUA) e lá permanece por um período de 40 dias. Nas horas de folga, visitou algumas Igrejas Metodistas e Batistas. Estava se preparando para estudar na Inglaterra e seguir carreira acadêmica, quando sente que o seu chamado era pastoral.
2000
Com 33 anos de idade recebe sua quinta nomeação pastoral e vai pastorear a Igreja Metodista Central em Cabo Frio. Recebe também a nomeação de Superintendente Distrital e passa a coordenar os trabalhos do distrito. No ano de 2000, após participar de um retiro de renovação espiritual, a convite e incentivo de vários membros da igreja local, tem uma experiência extraordinária com Deus. A visão de uma igreja liberta de todo mal, curada interiormente, cheia do Espírito Santo, aberta para a unção, capaz de gerar filhos e filhas para o Reino de Deus, faz da Igreja Metodista Central de Cabo Frio uma das primeiras igrejas a implantar grupos pequenos, discipulando e consolidando novos convertidos. Foram sete anos de grandes vitórias e vários testemunhos de pessoas que tiveram a sua vida transformada pelo poder de Deus. Uma igreja que nunca deixou de ser metodista, sempre atuante em todos os setores: nas sociedades, nos ministérios, no amor às missões, na Escola Dominical, no trabalho com crianças, no tratamento de toxicômanos, na prevenção contra o uso de drogas em escolas públicas, na intercessão incansável, na ação social, no avanço missionário, no atendimento psicológico à comunidade carente, na alegria do serviço, na busca da santidade bíblica e na adoração ao nosso Deus, que é digno de receber toda honra e glória, fazem da Igreja Metodista Central de Cabo Frio uma grande igreja, que honra ao Senhor Jesus Cristo. Pastorear essa igreja foi uma grande oportunidade na vida do pastor Roberto Alves de Souza; sua família foi grandemente abençoada e, com certeza, essa experiência marcou para sempre o ministério de nosso querido Bispo Roberto Alves de Souza. A igreja que acreditou em seu episcopado e intercedeu por ele, para que a vontade de Deus prevalecesse sobre a vontade humana e comemorou, com grande alegria, a eleição de seu amado pastor para o episcopado e sua designação para a Quarta Região Eclesiástica, servindo a Deus e à Igreja Metodista aonde Deus o enviar. Como Superintendente Distrital, mais uma vez, consolida a unidade entre os pastores. A chama do avivamento se reacende sobre o Distrito de Cabo Frio, através dos Encontros Distritais de Avivamento / EDAVI). O batismo distrital, realizado uma vez por ano, na praia do Forte, em Cabo Frio, registrava um grande acontecimento na cidade, onde o poder de Deus se manifestava na vida de seu povo e na vida daqueles que eram apenas expectadores e que, no momento da cerimônia sentiam o seu coração compelido a aceitar a Jesus como o seu Salvador Pessoal e, na mesma hora, eram batizados. O Pr. Roberto Alves de Souza também implanta, no distrito de Cabo Frio, os cultos distritais “NOITE COM CRISTO”.
2001
No Concílio Regional de 2001 é eleito para a COREAM (Coordenação Regional de Ação Missionária). 2003 – Recebe o convite do Bispo Paulo Lockmann para participar do Congresso de Avivamento na Alemanha, viaja juntamente com os seus colegas pastores que participam do Ministério de Discipulado da 1ª Região Eclesiástica e lá permanece, por um período de 10 dias. Ali, tem a oportunidade de dar o seu testemunho como pastor de uma igreja metodista que ama missões, que busca constantemente o avivamento e cumpre a ordem de Jesus de “ir e fazer discípulos”.
2003
No Concílio Regional de 2003 é o único reeleito para mais um mandato para a COREAM (Coordenação Regional de Ação Missionária).
2003
É indicado para o Conselho Diretor da Faculdade de Teologia e eleito vice-presidente.
2005
A convite do Bispo Josué, ministra no Encontro de Avivamento da Quarta Região Eclesiástica em Ipatinga, MG, onde passa a ser conhecido pelos irmãos e irmãs mineiros e capixabas.
2006
No dia 12 de julho, durante o 18º Concílio Geral da Igreja Metodista é eleito como o sexto e o mais novo Bispo da Igreja Metodista no Brasil; e na madrugada do dia 15 é designado para a Quarta Região Eclesiástica. Como bispo eleito tem a oportunidade de viajar para o México, juntamente com o Bispo Paulo Lockmann e o Bispo Adonias, onde participa do seu primeiro Concílio de Bispos e Bispas Metodistas da América Latina e Caribe. Em 25 de novembro deste mesmo ano é consagrado Bispo da Igreja Metodista no Brasil, em um culto muito bonito e emocionante.
2007
– Em 3 de janeiro, em culto solene na Igreja Metodista Central em Belo Horizonte, toma posse como Bispo Presidente da Quarta Região Eclesiástica. 2011 – Durante o 19º Concílio Geral da Igreja Metodista, em julho, Bispo Roberto é reeleito e designado como presidente da 4ª Região Eclesiástica, dando, assim, continuidade em seu 2º mandato;
2016
No 20º Concílio Geral da Igreja Metodista, nos dias 3 a 10 de julho, em Teresópolis, RJ, Bispo Roberto é reeleito e designado como presidente da 4ª Região Eclesiástica, dando, assim, continuidade em seu 3º mandato;
2022
Nos dias 3 a 10 de julho, durante a segunda Sessão do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista, em Sorocaba, SP, o Bispo Roberto foi reeleito e designado para a 7ª Região Eclesiástica, no Estado do Rio de Janeiro. A história do Bispo Roberto Alves de Souza não termina aqui. Nos próximos anos, mais páginas serão acrescentadas à sua biografia. Como mineiros e capixabas, fizemos parte dessa história, durante os 15 anos (3 mandatos) em que aqui esteve e vimos o mover de Deus através de sua vida e missão. Temos a plena convicção que nosso Senhor Jesus continuará a obra em sua vida, nesse novo tempo, na 7ª Região. “Aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1.6 Faça parte da geração que ora pelo Bispo Roberto Alves de Souza. Seja um/a intercessor/a incansável, que abençoa o ministério do bispo com suas orações. Ore também pela nossa Região Eclesiástica, para que o avivamento e a santidade bíblica tão esperados por todos/as venham sobre nós e que a Igreja Metodista em Minas Gerais e no Espírito Santo seja conhecida como uma grande igreja, que alarga os seus limites territoriais e avança missionariamente.