Há tempo para todo propósito debaixo do céu!

As férias chegaram! Este é um período em que as crianças podem dormir até mais tarde! Brincar, passear, ter diferentes diversões! Nada de video game, TV ou internet por tempo demais!

Hoje em dia as crianças têm uma vida muito atarefada, cheia de atividades e compromissos: escola, natação, inglês e muito mais coisas… Enfim, as crianças têm uma semana ocupadíssima, às vezes, até sem ter tempo livre para brincar, tempo ocioso, ou mesmo um tempo para poder curtir junto à família, por isso as férias são tão importantes! Um período dedicado ao lúdico e ao descanso físico e mental.

A psicóloga Nívea Fabrício, diretora pedagógica do Colégio Graphein (SP), que ao longo de mais de 35 anos fez uma pesquisa observacional sobre o tema, aponta que: “Durante as férias, as crianças montam um quebra-cabeça de tudo aquilo que elas aprenderam na escola. Eu percebo que elas voltam mais amadurecidas. Aquela que é mais tímida fica mais falante, a que tem dificuldade em matemática vem mais disposta para aprender a matéria. Ou seja, as férias também ajudam no desenvolvimento da criança – e isso faz com que ela consiga se concentrar e aprender mais”.

Algumas famílias encaram as férias como um problema, pois as crianças vão ficar mais tempo em casa e assim acreditam que pode aumentar o trabalho. Contudo, deveriam tentar olhar por outra ótica. Valorizar esse tempo acreditando em fortalecer ainda mais os laços familiares!

Pense bem! Uma das melhores coisas para os/as seus/as filhos/as é quando as férias são aquelas nas quais as pessoas que elas amam estão juntas e elas recebem maior atenção! Vejam bem, estão juntos/as e recebem mais atenção! Por que pontuar isso? O tempo é precioso, como diz em Eclesiastes 3.1-8.

Portanto, pais! Deem atenção e se façam presentes na vida de seu/a filho/a o máximo que puderem! Façam programas juntos! Sejam menos rígidos/as! Mas é necessário dar limite! Também é uma forma de amar! Vejam filmes juntos! Comam pipoca! Leiam a Bíblia e histórias com seus filhos/as e para eles/as! Ousem com a criatividade que só o tempo que Deus dá pode ser compartilhado e saboreando da melhor forma possível! Tempo de ensino e aprendizado com as crianças. Tempo que os/as farão sentir um saudosismo quando elas já estiverem grandes! Tempo que não volta mais!

Mas muitas vezes é impossível conciliar as férias das crianças junto às suas. Portanto, aproveite suas folgas o máximo possível com elas, e o tempo que não podem, procurem alternativas, como a colaboração dos/as amigos/as, de parentes, pessoas de confiança, atividades na igreja – EBF’s, tarde diferente, acampadentro, também tem as colônias de férias e outras atividades.

Portanto, pais/responsáveis, essas são sugestões para um melhor aproveitamento deste tempo de descanso, férias… Mesmo vivendo tempos difíceis, crises em todos os setores. Não deixe que isso os/as impossibilite de amar o tempo que o Senhor dá a todos/as e de curtir as crianças da melhor forma possível, pois tudo que o Senhor faz é bom. O TEMPO todo ELE é BOM!

Assim, este é o desejo do DNTC, que as férias sejam tempo de apreciação de estreitamento das relações!

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar
o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar;
tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir;
tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo
de ajuntar pedras; tempo de abraçar,
e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser;
tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar;
tempo de guerra, e tempo de paz.”
Eclesiástes 3:1-8

Equipe DNTC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *