Conhecedores de sua época para saber o que fazer.

Conhecedores de sua época
para saber o que fazer.

1 Crônicas 12:32

A época em que vivemos é classificada por alguns sociólogos como modernidade líquida; é um termo cunhado para tentar classificar as constantes e rápidas alterações sociais, a dificuldade de se manter valores absolutos do passado, de se manter os ¨marcos passados¨, modelos referenciais que se mantenham relevantes.

Vivemos numa época onde tudo está sendo reavaliado a partir da perspectiva e necessidade de indivíduos e grupos minoritários. Com o discurso de se ter uma sociedade inclusiva, a sociedade para todos, corremos o risco de montar uma sociedade de ninguém, sempre em tensão e reforma sem nunca concluir nada.

O texto de 1 Cônicas 12:32 diz que Davi possuía um grupo de estrategistas que eram conhecedores de sua época e, por isso, orientavam a Israel como proceder. Esse grupo, os da tribo de Issacar, fizeram de Israel um povo vitorioso em suas batalhas.

Precisamos hoje de líderes que possam orientar o povo de Deus com sabedoria e clareza para que sejamos vitoriosos(as) na tarefa de manifestar o Reino de Deus nessa época confusa.

Além de procurarmos entender a nossa época precisamos de líderes que:

1. Entendam Nossa história. Quais os valores que são inegociáveis? Qual nossa essência como cristãos e metodistas? Quais os nossos valores como herdeiros da reforma protestante? O que é negociável (forma) e o que não (essência)?

2. Entendam nossa Missão. Para que existimos como cristãos e metodistas? O que temos feito que não tem a ver com nossa missão e que deixamos de fazer que tem? Como cumprimos com excelência nossa missão nessa época?

3. Sejam fiéis as bases do seu chamado. Pessoas de caráter que renunciam a tudo para servirem a Deus e ao próximo (Lucas 14:33); que aborrecem sua própria carne e se negam para viver a glória Daquele que os chamou. Pessoas que ¨apascentam o rebanho¨ servindo de exemplo, não por sórdida ganância, mas de boa vontade (1 Pedro 5:1-3).

4. Sejam conhecedores do seu Senhor e fiéis a Ele e a sua Palavra. Precisamos conhecer a vontade de nosso Senhor e não nos desviarmos dela, nem tentar moldá-la segundo nossa conveniência. Precisamos manter uma vida de devoção e santidade como ministros(as) de Deus, sermos conhecidos(as) como homens e mulheres de oração e que manejam bem a Palavra da verdade, sem ter que se envergonhar.

5. sejam cheios(as) do Espírito e de fé. Precisamos de líderes que manifestem a vida o poder de Deus em suas ações, palavras orações. Líderes que, como Jesus, deem vista aos cegos, façam os coxos andarem, surdos ouvirem, tragam purificação, vida e esperança aos pobres.

Precisamos de líderes que vivam a Palavra de Deus e manifestem o Reino de Deus. Nessa época de modernidade líquida, teoria, filosofia e discurso não causam tanto impacto; a manifestação da vida, poder, valores e sinais do Reino de Deus sim.

Busquemos uma renovação espiritual para que nessa geração confusa saibamos o que fazer e sejamos bem-sucedidos(as) na tarefa de tornar o Senhor Jesus Cristo conhecido e adorado nessa geração.

Que o Espírito Santo nos faça uma geração de Pastores/Pastoras relevantes e úteis para a sua obra nessa geração.

Que Deus nos abençoe.

Bispo Emanuel Siqueira
Bispo Presidente da 7ª Região Eclesiástica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *