Aprofundar

O termo aprofundar significa tornar mais fundo, mas também pode significar estudar minuciosamente, investigar a fundo. Muitas vezes fazemos uma pesquisa a fundo. Muitas vezes fazemos uma pesquisa mais minuciosa em livros e comentários bíblicos sobre um tema ou texto e falamos que nos aprofundamos sobre este assunto, mas a verdade é que esse tipo de aprofundamento ainda é parcial e superficial.

A Bíblia diz que em partes conhecemos (1Coríntios 13:9). Também diz que vemos as coisas de Deus obscuramente (1 Coríntios 13:12). Diz ainda que uma pessoa, com sua mente racional, não pode entender as coisas do Espírito de Deus (1 Coríntios 2:14). Estes e outros versículos deixam claro em Sua Palavra para que nos aprofundemos nas coisas espirituais e de Seu Reino é outra.

No capítulo 2 de 1 Coríntios, o apóstolo Paulo ainda diz que Deus revela o que preparou para aqueles/as que o amam pelo Seu Espírito. É uma revelação que através do raciocínio, estudo e investigação não conseguiremos alcançar. Paulo diz que as coisas do Espírito de Deus se discernem espiritualmente.

Profetas como Daniel buscavam a Deus em oração e jejum por vários dias para entenderem o que Deus havia mostrado em visão. Em Atos 2 Pedro diz que o tempo em que Deus daria visões e sonhos, como consequência do derramamento do Espírito, era chegado.

Vivemos essa época. E, nessa época em que Deus dá visões e sonhos, nos revela o que preparou pelo Seu Espírito, muitas vezes continuamos tentando discernir as coisas de Deus só com a mente racional.

O estudo, a pesquisa, a investigação do que já foi revelado, a leitura de bons livros e da Bíblia tem muito valor, e devemos nos dedicar a isso com afinco; mas devemos nos aprofundar em jejum e oração para que Ele fale, dê visões e sonhos, e o entendimento pelo Espírito do que falou.

Aprofundemo-nos em nossa intimidade com o Senhor para que em nossos ensinos, estudos bíblicos, pregações e testemunhos as visões de Deus sejam frequentes e a Palavra Dele seja penetrante, desafiadora, como a verdadeira Palavra de Deus é, e não somente palavra persuasiva de sabedoria ou letra morta.
Que Deus abençoe e supra com abundância ao povo Dele em nosso estado e região.

Bispo Emanuel Siqueira
Bispo Presidente da 7ª Região Eclesiástica